Relicário

re.li.cá.rio

sm (relíquia+ário) 1. Recipiente onde se guardam relíquias. 2. Bolsinha ou medalha com relíquias que, por devoção, alguns trazem ao pescoço. 3. Caixa de lembranças ou recordações. 4. Memória; coração.

Estou guardando relíquias aqui. Qual imagem de santo fechadinha no pingente de ouro, aqui deixo minhas palavras, porque a estima é grande. Se relicário também é memória e coração, essas relíquias rabiscadas são uma amostra de todo um universo de sentimento e pensamento e confusão que há no relicário maior de todos: este que vos escreve.

Venho com este espaço como trago a medalhinha no pescoço. Reminiscências escritas que se somam à infinidade de outras – mudas ou barulhentas, verbais ou não-verbais, passadas ou futuras, que vão e vêm, povoando-me a cabeça desde que me conheço por gente. Lembranças que, inclusive, nem precisam ser reais; lembrança é lembrança mesmo se inventada.

Caixa de recordações que pode ser também caixinha de surpresas. Para mim ou para outrem, pois o fluxo da consciência não se deixa barrar. E nem que uma ou outra história fique escondida, sem ver a luz do dia, ao menos uma pessoa ela vai surpreender. Sempre é possível surpreender. Assim, ainda que com valor apenas sentimental, é isto o que tenho a oferecer. Este é o ário das minhas relíquias.

 

 

Obs.: Definição de relicário retirada do Dicionário Michaelis Online.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s